sexta-feira, 6 de março de 2009

Hoje foi feriado!





Em 2007, o governador de Pernambuco sancionou a Lei de iniciativa da Assembléia Legislativa de Pernambuco, que estabelece 6 de março, o dia da Revolução Pernambucana de 1817, como Data Magna do Estado.

Estabelecer uma Data Magna para Pernambuco é muito importante para a construção da identidade do Estado e o fortalecimento do sentimento de patriotismo e orgulho do seu povo.

A data representa o início da Revolução Pernambucana de 1817, liderada por Domingos José Martins, com o apoio de Antonio Carlos de Andrada e Silva e Frei Caneca.
Estes líderes revolucionários conseguiram conquistar o povo de Pernambuco e instalar um governo provisório que tinha como propostas básicas: proclamar a República, abolir alguns impostos abusivos e elaborar uma constituição que estabelecesse a liberdade religiosa e de imprensa, bem como a igualdade de todos perante a lei.


A Revolução conseguiu congregar religiosos, militares, intelectuais e populares em torno do ideal comum da emancipação política e do estabelecimento do governo republicano.
O que dava início à construção da democracia no Estado e à garantia dos direitos de liberdade e igualdade a todos os cidadãos.

Dois meses após o surgimento do movimento, o governo português cercou a capital Recife por terra e mar, o que resultou no fim da Revolução e na prisão e morte dos seus principais líderes.

Esses líderes entraram para a história como heróis e os seus ideais continuam vivos no dia a dia da Assembléia Legislativa, que está sempre trabalhando para que a democracia e os direitos de cada pernambucano não sejam lembrados apenas nesta data.


Copiei ,na integra, esse texto do jornal Diário de Pernambuco de hoje - 6/3/2009.
Trata-se de uma Propaganda Institucional publicada pela Assembléia Legislativa de Pernambuco.
Tem como título o seguinte:

LEIA E ENTENDA UM POUCO A IMPORTÂNCIA DO FERIADO DE HOJE.
A DESCULPA DE QUE ESTÁ SEM TEMPO NÃO VALE.

Quis deixar registrado algo sobre esse novo feriado no nosso Estado.
Assim, transcrevi o texto, por fazer um bom resumo sobre o assunto.


Rogéria Costa




Nenhum comentário: